Sistemas de Combate a Incêndio
veja abaixo mais detalhes do serviço
Vidas e sonhos não podem virar cinzas.
O sistema de combate a incêndio é fundamental para preservar vidas e anos de planejamento e trabalho. Cada local ou negócio tem normas específicas que devem ser seguidas para garantir as condições ideais de segurança. Seguindo essas normas, o estabelecimento ganha a autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.
Se interessou? Solicite um orçamento agora!
Solicitar um orçamentoA Baken Engenharia conta com uma equipe técnica especializada na elaboração de projeto e instalação de sistema de combate a incêndio para qualquer tipo de empresa ou prédio. Entendemos as diferentes necessidades de cada negócio e garantimos segurança e conformidade com as versões mais atualizadas das normas ABNT NBR, NFPA, FM, UL, NTCBM, entre outras.
Qual sistema de combate a incêndio é ideal para minha empresa ou condomínio?
O sistema de incêndio envolve três categorias: sistema de detecção de incêndio, sistema de alarme de incêndio e sistema de combate a incêndio. Cada uma deve ser adaptada conforme a classificação de risco do seu negócio.
Temos as seguintes classificações de risco:
- Risco leve: geralmente enquadra escolas, faculdades, comércios de um único pavimento e locais com carga de incêndio menor do que 60kg/m².
- Risco médio: abrange hospitais, laboratórios, garagens, comércios com mais de um pavimento e locais com carga de incêndio média entre 60 e 120 Kg/m².
- Risco elevado: classificação usada para indústrias e locais com carga de incêndio estimada maior do que 120 Kg/m².
Usamos os seguintes agentes extintores:
Os agentes extintores escolhidos dependerão dos materiais e equipamentos que sua empresa guarda ou utiliza. Essas são as classes de risco de incêndio que iremos considerar para fazer seu sistema de combate a incêndio:
- Classe A: risco de incêndio em materiais sólidos como papel, tecido, algodão, borracha e madeira. A água é o principal agente extintor para esses casos.
- Classe B: risco de incêndio em líquidos inflamáveis como óleo, gasolina, querosene, graxas e tintas. Nesses casos é recomendado usar no sistema de combate a incêndio o pó químico seco, gás carbônico (CO2) e a espuma mecânica.
- Classe C: envolve o risco de incêndio em equipamentos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, transformadores e computadores. Esse tipo de incêndio pode ser combatido com o pó químico seco a base de bicarbonato ou potássio, fosfato monoamonico e gás carbônico.
- Classe D: risco de incêndio em metais que inflamam facilmente e provocam uma reação em cadeia quando entram em combustão. Esses materiais precisam de equipamentos especiais com pó químico classe D adequado para cada tipo de metal.
- Classe K: inclui risco de incêndio em cozinhas industriais e comerciais, tendo como principal causa gordura ou óleo de cocção. Nesse caso são usados agentes extintores classe K para combater o incêndio.
Confira abaixo os principais equipamentos usados no sistema de combate a incêndio: